A importância feminina na luta por direitos políticos, sociais e civis

A luta por direitos políticos, sociais e civis ocorre desde o século XIX, através de movimentos feministas, os quais ganharam força e resultaram em conquistas significativas, como o direito ao voto e, as mulheres começaram a se destacar, tornando-se líderes políticas e exemplos em suas comunidades.

A formação de grupos, associações e redes de mulheres proporcionou apoio mútuo e oportunidades para candidaturas. Com a presença feminina no mundo político já foram implementadas diversas leis de igualdade e proteção a mulher, bem como, o combate à violência de gênero e, diante dessa mobilização em torno da violência doméstica e sexual, houve a criação de leis que protegem as vítimas, além de programas de conscientização e apoio.

Com isso a implementação de leis de igualdade e políticas de quotas tem incentivado a presença feminina em cargos eletivos e decisões políticas, criando um caminho para que mais mulheres se candidatem, sendo certo que a presença feminina nas urnas e candidaturas desafia estereótipos de gênero, mostrando que as mulheres têm um papel ativo na política e podem contribuir significativamente para a liderança.

Autoria: Débora Silva de Freitas – Formada em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU e atua no Vigna Advogados Associados como Analista Jurídica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *